Conhecendo alimentos que emagrecem

Conhecer bem os alimentos que possuem poucas calorias permite, em muitos casos, ter uma dieta saudável e evitar regimes que muitas vezes podem ter mais consequências negativas que positivas. Frutas e legumes, por exemplo, são de fácil acesso e podem ser preparados com facilidade, além de garantir uma baixa ingestão de calorias.

Frutas

As frutas, alimentos de baixa caloria, fornecem muitas vitaminas e fibras. Seu consumo deve ser bastante expressivo em regimes alimentares para perda de peso. Em geral, recomenda-se a ingestão de cinco a seis porções diárias de frutas.

Maçã

As maçãs são frutas de baixa caloria - uma maçã com 150 gramas possui entre 60 e 75 kcal. Por outro lado, a maçã sacia imediatamente porque é um supressor de apetite muito eficaz.

Frutas cítricas

As frutas cítricas também são excelentes para o emagrecimento e são muito ricas em vitaminas. As laranjas e tangerinas são recomendadas. O limão e a toranja, consumidos pela manhã especialmente, ajudam a reduzir a gordura.

Legumes

Entre os legumes de baixa caloria ou hipocalóricos estão a abobrinha, rica em potássio e com baixo teor de sódio, pimentão, que tem pouquíssimas calorias e possui efeito supressor do apetite, e o brócolis, com alta concentração de fibras. Outro fator que torna os legumes um aliado da dieta saudável: a sua digestão requer mais calorias do que eles contêm. Há também a chicória, rabanete, alface, pepinos, funcho, alho-poró e cenouras.

Peixe

Pense em comer regularmente peixes como o dourado, que possui cerca de 77 kcal por 100 gramas e o linguado, com 95 kcal por 100 gramas.

Bebidas que emagrecem

Em primeiro lugar, a água deve ser a bebida número 1 de qualquer pessoa querendo emagrecer. A ingestão de água deve ser de cerca de 2 a 3 litros por dia. O ideal é beber antes de sentir sede. Além disso, alguns chás apresentam ação diurética e controle da retenção de líquidos, o que também pode ajudar no processo de perda de peso. No entanto, esses produtos possuem efeitos colaterais - alguns deles importantes - e, por isso, seu consumo deve ser moderado.

Foto: © pixelbliss - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Conhecendo alimentos que emagrecem', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade