Fobias mais comuns e mais estranhas

Fobias são condições mentais de aversão a algo. A fobia é uma condição muito mais importante que um momento de angústia ou mesmo o medo simples. Há pessoas, por exemplo, que têm medo de barata, mas não têm fobia.

Tipos de fobias

As fobias podem ser divididas em dois grandes grupos: fobias simples e fobias complexas. As fobias simples estão associadas ao medo específico de um objeto, animal ou situação. Já as fobias complexas são as chamadas fobias sociais, aquelas que dizem respeito ao convívio com outras pessoas e demais situações sociais.

Fobias mais comuns

As fobias mais comuns que existem são claustrofobia (medo de ambientes restritos), aracnofobia (aranhas), agorafobia (locais amplos e/ou multidões), glossofobia (falar em público), hematofobia (sangue), hidrofobia (água), nictofobia (escuro), acrofobia (altura) e catsaridafobia (medo de barata - mais simples do que o nome supõe).

Fobias mais estranhas

Algumas fobias podem ser consideradas bastante estranhas, mas não devem por isso ser desprezadas. Entre elas pode-se citar a fagofobia (medo de engolir), cronofobia (passagem do tempo), neofobia (objetos e ações novas), tripofobia (buracos), decidofobia (tomada de decisões), ecofobia (aparelhos domésticos), somnifobia (adormecer) e ablutofobia (tomar banho).

Fobia social

A fobia social é uma condição marcada pelo temor com relação ao julgamento de suas ações por outras pessoas. Tal situação pode ser altamente incapacitante e costuma estar associada a uma experiência muito ruim, como perseguição na escola ou agressões no ambiente familiar.

Tratamento de uma fobia

Uma fobia deve ser tratada com acompanhamento psicológico, como práticas de terapia cognitivo-comportamental e outras técnicas. Além disso, algumas fobias, principalmente aquelas associadas ao convívio com outras pessoas e que geram situações de forte ansiedade, podem também contar com o uso de medicamentos antidepressivos.

Foto: © Martina_L - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Fobias mais comuns e mais estranhas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade