Sintomas mais comuns da artrose

Na maior parte dos casos, a artrose afeta um número limitado de articulações e provoca problemas a partir dos 40 ou 50 anos. Os sintomas da artrose costumam ser escassos na primeira fase da doença e a dor é geralmente o sintoma inicial.

Dor

A dor costuma ser o primeiro sintoma da artrose e aumenta pouco a pouco. As primeiras manifestações são brandas e desaparecem rapidamente. Com a evolução da doença, as crises de dor vão se tornando mais intensas e frequentes. A dor é de tipo mecânica, melhora com repouso e aumenta com movimento.

A origem da dor é muito diversa e pode se dever a proliferações ósseas, pressão e fricção sobre o osso exposto, contraturas musculares, incrementação da pressão intraóssea, compressão dos nervos periféricos e inflamação secundária dos ligamentos ou outros estruturas.

Limitação dos movimentos

Os movimentos vão se limitando com a evolução da artrose por conta da fibrose capsular, contraturas musculares ou pela formação de osteófitos. A deformação articular que surge em estados mais avançados da doença também limita os movimentos do paciente.

Rigidez das articulações

A rigidez articular costuma surgir após momentos de inatividade do paciente. O quadro dura alguns minutos e normalmente é brando. A rigidez se manifesta como uma sensação de dificuldade para iniciar os movimentos ou efetuar uma extensão articular completa. Depois de longos períodos de inatividade, como o sono, a rigidez pode ser maior, mas nunca dura mais que 20 ou 30 minutos. Esta característica é o que diferencia a artrose de outras doenças reumáticas inflamatórias nas quais a rigidez ultrapassa o período de 30 minutos.

Crepitação

A crepitação se deve à rugosidade das superfícies cartilaginosas e o roçar dos ossos sem a proteção da cartilagem. Não há relação entre a intensidade da crepitação e sua gravidade. A crepitação costuma afetar sobretudo joelhos e coluna cervical.

Tumefação da articulação

A tumefação da articulação se manifesta pelo aumento de volume da articulação devido ao aumento do líquido articular secundário a uma inflamação da membrana sinovial.

Foto: © buengza- Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sintomas mais comuns da artrose', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade