A catapora é uma doença viral muito contagiosa que normalmente afeta crianças com menos de 10 anos. Geralmente sem gravidade, ela, no entanto, pode dar origem a uma infecção bacteriana que demanda tratamento com antibióticos. Em adultos, a doença pode provocar pneumonia ou encefalite, deixando sequelas neurológicas. O segundo quadro, porém, costuma afetar apenas pacientes com imunidade baixa. Também há riscos maiores em caso de infecção de grávidas.
A erupção cutânea provocada pelo vírus se caracteriza pela aparição de pequenas bolhas espalhadas por todo o corpo. Aos poucos, as bolhas se transformam em crostas e, em seguida, começam a cair. As lesões podem ocorrer até mesmo na boca e no couro cabeludo. Em qualquer fase, a doença causa muita coceira.
O período de incubação do vírus dura aproximadamente 14 dias, mas as lesões podem começar a desaparecer a partir do 7º dia de infecção. O contágio da doença pode ocorrer até que a última bolha se transforme em crosta.
A catapora representa perigo para mulheres grávidas não imunizadas e para bebês imunodeficientes. Se a doença for contraída pela mãe antes da semana 20 da gravidez, ela pode ser transmitida ao feto e provocar a chamada fetopatia cataporiana, que causa malformações graves e pode levar à morte. Já se a transmissão se der pouco antes do parto ou nos dias seguintes à gestação, ocorre a catapora neonatal, que traz complicações pulmonares e neurológicas.
Em primeiro lugar, é preciso consultar um médico para garantir o diagnóstico da catapora, comprovar ausência de complicações e definir o tratamento. Em seguida, é necessário desinfetar as lesões com uso de solução antisséptica e iniciar o tratamento com medicamento anti-histamínico para impedir que a criança se coce, o que infeciona as lesões e pode deixar cicatrizes.
Por fim, mas não menos importante, deve-se estar atento para possíveis sinais de gravidade da catapora, como febre alta, dores abdominais, vômitos, infecções das lesões que podem exigir nova consulta médica.
Alguns alimentos ajudam no combate à catapora, entre eles estão a laranja, cebola, inhame e agrião. Além disso, banhos quentes com chá de sabugueiro auxiliam no alívio das coceiras.
Foto: © Roblan - Shutterstock.com