Dexametasona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A dexametasona é um medicamento da classe dos corticosteroides utilizando para uma série de condições nas quais sejam necessárias ações anti-inflamatórias e imunossupressoras. Também vendida sob o nome de Decadron, a substância é encontrada em comprimidos ou elixir.

Para que serve (indicação)

A dexametasona é indicada para o tratamento de sintomas de uma vasta série de doenças por seus efeitos anti-inflamatórios e imunossupressores. Entre elas estão alergias, doenças reumáticas, doenças da pele, tuberculose, doenças do sangue, edema cerebral, colite e doença de Crohn. O remédio é usado principalmente para tratamentos intensivos de curta duração.

Como tomar (posologia)

A dosagem da dexametasona pode sofrer grande variação devido ao número de doenças que podem ser tratadas com o medicamento. A dose inicial pode variar de 0,5 a 15 miligramas e inclusive ser maior em casos agudos graves. No entanto, o remédio não deve ser usado por muitos dias por conta dos efeitos colaterais associados a ele.

Atenção: a dexametasona é um remédio de ação e efeitos colaterais muito importantes e a automedicação é altamente perigosa. Apenas o médico pode prescrever a droga e definir sua dosagem e tempo de uso. Siga à risca as recomendações do especialista.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da dexametasona são aumento do apetite e ganho de peso, aumento do nível de açúcar no sangue, hipertensão, osteoporose, dificuldade de cicatrização, doenças cutâneas e distúrbios gastrointestinais.

Contraindicações

A dexametasona é contraindicada para pacientes alérgicos a qualquer substância da fórmula, portadores de infecções fúngicas e o uso combinado do remédio com vacinas de vírus vivo deve ser evitado. Para grávidas, a droga está na categoria C e seu uso deve ser feito pesando benefícios e riscos. A dexametasona é contraindicada para lactantes e crianças só devem utilizá-la sob estrito acompanhamento médico de seu crescimento.

Composição

Cada 5 ml do elixir de dexametasona contém 0,5 miligramas do princípio ativo mais excipientes (glicerol, ácido benzóico, sacarina sódica diidratada, álcool etílico, aroma de cereja e hortelã). Já os comprimidos podem possuem 0,5, 0,75 ou 4 mg de dexametasona e excipientes (amido, lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico diidratado e estereato de magnésio).

Foto: © Radu Razvan Gheorghe - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Dexametasona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.