Suavicid é o nome comercial de um medicamento à base de hidroquinona e outros compostos para o tratamento de manchas escuras na pele. Nas farmácias, o produto é encontrado à venda em bisnagas de 6 a 60 gramas.
O Suavicid é indicado para o tratamento de curta duração de manchas escuras no rosto, principalmente nas bochechas e testa, chamadas cientificamente de melasmas.
Em primeiro lugar, é indicado lavar o rosto de maneira suave e enxaguar bastante. Com o rosto seco, deve-se colocar uma quantidade pequena - uma bolinha do tamanho de uma ervilha - de Suavicid no dedo e espalhar sobre a área afetada cerca de 30 minutos antes de dormir. No dia seguinte, você pode usar um hidratante sem álcool para combater o ressecamento da pele. É fundamental também proteger-se do sol e de luz artificial intensa. O uso de filtro solar é recomendado.
Atenção: a automedicação é uma prática perigosa e não deve ser adotada. Utilize Suavicid apenas sob prescrição médica e seguindo suas orientações. Não interrompa ou prolongue o tratamento sem o aval de um especialista.
Algumas reações que podem ocorrer pelo uso de Suavicid são vermelhidão, inchaço e ardência na pele, coceira e irritação dos olhos, nariz e boca. Para evitar esse último efeito, evite passar o produto muito próximo a essas partes do rosto.
O Suavicid é contraindicado para pessoas alérgicas a alguma das substâncias da fórmula. Outras contraindicações não são significativas, mas deve-se ter cuidado com a exposição ao sol durante o período de tratamento. Evite também produtos que possam ressecar a pele e também não cubra o rosto após aplicar Suavicid.
Suavicid é composto de 40 miligramas de hidroquinona, 0,5 mg de tretinoína, 0,1 mg de fluocinolona acetonida e mais excipientes (álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, miristilsulfato de sódio, parabenos, metabissulfito de sódio, álcool cetílico, glicerol, álcool cítrico, butilidroxitolueno, álcool etílico).
Foto: © Evgeny Atamanenko - 123RF.com