Venvanse: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Venvanse é um medicamento à base de demisilato de lisdexanfetamina utilizado para o tratamento do déficit de atenção. Ele é encontrado nas farmácias em comprimidos de 30, 50 ou 70 miligramas.

Para que serve (indicação)

O Venvanse é um moderno medicamento indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em crianças com mais de seis anos, adolescentes e adultos. O remédio, no entanto, deve ser utilizado no contexto de um tratamento abrangente do transtorno, que pode incluir medidas psicoterápicas, educacionais e sociais.

Como tomar (posologia)

A dosagem de Venvanse deve ser ajustada para o mínimo necessário para alcançar os objetivos traçados. A dose inicial recomendada em geral é de 30 mg por dia, logo pela manhã. Se for preciso, pode-se aumentar a posologia até o máximo de 70 mg/dia.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais muito comuns - aqueles que ocorrem em 10% ou mais dos pacientes - do Venvanse são perda de apetite, insônia, agitação, dor de cabeça e boca seca. Também são comuns as seguintes reações: ansiedade, tontura, inquietação, tremores, taquicardia, palpitação, falta de ar, diarreia, náusea e vômito, irritabilidade e fadiga.

Contraindicações

O Venvanse está contraindicado para pacientes com aterosclerose avançada, doenças cardiovasculares, hipertireoidismo, glaucoma e histórico de abuso de drogas. Mulheres amamentando, crianças abaixo de seis anos também não devem usar o produto. Para grávidas, há risco de parto prematuro e outros problemas sobre o bebê. Portanto, o uso deve ser feito apenas sob prescrição médica, pesando benefícios e riscos.

Atenção: anfetaminas como Venvanse possuem alto risco de dependência e, portanto, não podem ser usadas por longos períodos e sem prescrição médica. A automedicação é altamente perigosa.

Composição

Cada comprimido de Venvanse possui 30, 50 ou 70 mg de demisilato de lisdexanfetamina mais excipientes (celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, gelatina, dióxido de titânio e corantes).

Foto: © KOSIN EURBOONYANUN - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Venvanse: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.