Arovit: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Arovit é um suplemento vitamínico composto de vitamina A para pacientes com carência desta substância. Ele é encontrado na forma de comprimidos, em gotas ou em ampolas.

Para que serve (indicação)

O Arovit está indicado para pessoas com carência de vitamina A (hipovitaminose A). Essa condição está ligada a quadros de cegueira noturna, ressecamento dos olhos e da pele, amolecimento da córnea e atrasos no crescimento de crianças.

Como tomar (posologia)

A posologia do Arovit vai variar de acordo com a idade do paciente e a doença a ser tratada. Assim, pacientes adultos com cegueira noturna devem tomar 200 mil microlitros de vitamina A (4 comprimidos ou 40 gotas) no primeiro dia de tratamento, repetir a dose 24 horas depois e mais uma vez ao final de quatro semanas. Além disso, crianças só devem usar o Arovit em gotas.

Atenção: pela quantidade de doenças tratadas com Arovit, o remédio só pode ser utilizado sob prescrição médica e seguindo com cuidado todas as recomendações. A automedicação é perigosa e pode causar efeitos colaterais importantes.

Efeitos colaterais

O Arovit, em todas as suas formas, pode provocar dor de cabeça, tontura, fadiga, distúrbios do sono, perda de apetite, náusea e vômito, queda de cabelo, dores ósseas e alterações hormonais.

Contraindicações

O Arovit está contraindicado para pacientes alérgicos à vitamina A ou qualquer outra substância da fórmula, portadores de hipervitaminose A (excesso de vitamina A) e para mulheres grávidas. Já mulheres em idade fértil devem utilizar o Arovit com cuidado redobrado.

Composição

Cada comprimido de Arovit contém 50 mil microlitros de vitamina A mais excipientes (sacarose, amido de milho, amidoglicolato de sódio, betacaroteno 10%, cantaxantina 10%, celulose microcristalina, estearato de magnésio, goma arábica, óxido de magnésio, parafina sólida, povidona, talco e vaselina líquida).

Cada mililitro de Arovit em gotas (30 gotas) contém 150 mil Ul de vitamina A mais excipientes (ácido acético glacial, benzoato de sódio, cremophor, essência de laranja, glicerol, isofitol e sacarina sódica). Já uma ampola de Arovit possui 300 mil Ul de vitamina e excipientes (dl-α-tocoferol e óleo de amendoim).

Foto: © Nikolay Plotnikov - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Arovit: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.