Aciclovir: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
O aciclovir é um medicamento que combate os vírus do herpes humano. Ele é encontrado na forma de comprimido de 200 miligramas ou creme. Seus principais nomes comerciais são Zovirax, Aciclovan, Virotin e Aciclofar.


Para que serve (indicação)

O aciclovir é indicado para o tratamento de infecções de pele e mucosas pelo vírus Herpes simplex, entre elas a herpes genital, e também do vírus Herpes zoster. Em pacientes com deficiências imunológicas, o aciclovir também pode ser usado de maneira preventiva.

Como tomar (posologia)

O tratamento do Herpes simplex deve ser feito com o uso de um comprimido de 200 mg cinco vezes ao dia durante, no minímo, cinco dias. Já para o Herpes zoster, a dose deve ser de 800 mg, na mesma frequência. Para idosos, portadores de insuficiência renal e crianças abaixo dos 2 anos, a posologia deve ser reduzida.

Já o creme de aciclovir deve ser aplicado sobre as lesões cinco vezes ao dia, no mínimo. Deve-se lavar as mãos antes e depois do uso do creme. Além disso, evite esfregar a lesão com uma toalha ou qualquer outro material para que a lesão não se agrave nem se espalhe para outras partes do corpo.

Atenção: não use aciclovir comprimido ou creme sem indicação médica. A automedicação é perigosa e pode agravar os sintomas de condições potencialmente graves. Siga todas as orientações do seu médico quanto ao período de tratamento e frequência de uso.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do aciclovir são mais comuns no uso de comprimidos. Entre eles estão dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia, coceira pelo corpo, febre e fadiga. Já o creme de aciclovir possui apenas reações incomuns - aquelas que afetam menos de 1% dos pacientes - e as principais são coceira, queimação e ardência na pele, bem como ressecamento e descamação.

Contraindicações

O aciclovir, tanto em comprimido quanto creme, é contraindicado apenas para pacientes com alergia à substâncias ou outros componentes da fórmula. Além disso, pacientes com insuficiência renal e idosos devem reduzir a dosagem por riscos de efeitos colaterais importantes. Grávidas e lactantes devem utilizar o remédio apenas sob orientação médica e quando os benefícios superarem os riscos.

Composição

O comprimido de aciclovir contém 200 mg da substância mais excipientes (lactose, povidona, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício e celulose microcristalina).

Já o creme contém 50 mg de aciclovir por grama da pomada mais excipientes (cera aniônica autoemulsificante, propilenoglicol, butil-hidroxitolueno, edetato dissódico, miristato de isopropila, bronopol, sulfito de sódio,álcool 2,4-diclorobenzílico, álcool etílico, borato de sódio, macrogol 4000, macrogol 400 e água).

Foto: © Milos Vucicevic - Shutterstock.com

Metronidazol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
Xarelto: para que serve, como tomar e efeitos colaterais