Cetoconazol: para que serve, posologia e efeitos colaterais

O cetoconazol é um medicamento antifúngico indicado para o tratamento de micoses e demais infecções de pele causadas por fungos. Ele é encontrado em forma de comprimido, creme e xampu. A droga é comercializada sob os nomes comerciais de Nizoral, Candiderm, Cetozan e Cetoderm, entre outros.

Para que serve (indicação)

O uso de cetoconazol é indicado para uma série de condições médicas. A versão em comprimidos é usada para infecções micóticas da pele e couro cabeludo que afetam áreas extensas do corpo, candidíase oral e candidíase vaginal. O creme de cetoconazol é recomendado para micoses superficiais e mais localizadas. Por fim, o xampu com cetoconazol é para a caspa e dermatite seborreica.

Modo de uso (posologia)

Assim como a indicação, o modo de uso do cetoconazol varia com a forma do produto utilizada. A definição sobre qual tipo de cetoconazol usar é exclusiva do médico especialista. A automedicação é uma ação perigosa, aumenta o risco de efeitos colaterais e pode reduzir a eficácia do tratamento.

Comprimido

Deve ser ingerido um comprimido de cetoconazol por dia na hora do almoço ou jantar. Para crianças abaixo de 30 kg, a dose é de meio comprimido por dia.

Creme

O creme de cetoconazol deve ser aplicado uma vez ao dia em toda a extensão das lesões micóticas que o paciente apresenta. Em geral, os resultados costumam aparecer a partir de duas semanas. O tempo de tratamento vai ser definido pelo médico.

Xampu

Para os casos de caspa e dermatite seborreica, o xampu de cetoconazol deve ser aplicado duas vezes por semana ao longo de até quatro semanas. O paciente deve passar o produto no couro cabeludo e deixá-lo agir por cinco minutos antes de enxaguar o cabelo com bastante água.

Efeitos colaterais

O comprimido de cetoconazol é a forma mais tóxica do medicamento e os efeitos colaterais podem ser graves, tais como náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, dor de cabeça, formigamento nas mãos e pés e tontura.

Já o creme de cetoconazol pode causar irritação e coceira nas regiões da pele onde o produto foi aplicado. Por fim, o xampu pode provocar ardência e coceira no couro cabeludo, bem como ressecamento dos fios.

Contraindicações

O cetoconazol, em qualquer uma de suas formas, está contraindicado para pacientes com alergia a algum componente da fórmula, gestantes ou lactantes e portadores de doença hepática.

Composição

Um comprimido de cetoconazol contém 200 miligramas da substância mais excipientes (amido, celulose microcristalina, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, povidona).

Cada grama do creme contém 20 mg de cetoconazol mais excipientes (álcool cetoestearílico, miristato de isopropila, estearato de sorbitana, polissorbato 60 e 80, propilenoglicol, sulfito de sódio e água deionizada).

O xampu possui a mesma concentração do creme e outra fórmula de excipientes (ácido clorídrico, cloreto de sódio, dietanolamina de ácido graxo de côco, corante vermelho, hidroxipropilalurildiamônio de colágeno hidrolisado, trioleato de metilglucose e propilenoglicol, hidróxido de sódio, imidazolidinil carbamida, laurilétersulfato de sódio, lauril éter sulfossuccinato de sódio, água deionizada).

Foto: © Jiang Zhongyan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Cetoconazol: para que serve, posologia e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.