Como tratar a candidíase vaginal

A candidíase é uma infecção da pele e mucosas causada por fungos Candida albicans que pode ser tratada com remédios antifúngicos. Na candidíase ou micose vaginal, o micróbio coloniza uma pequena parte da mucosa da vagina. Essa condição afeta muitas mulheres e às vezes pode prejudicar suas vidas diárias e afetar sua vida sexual.

Como tratar a candidíase

Mulheres com a micose podem seguir um tratamento baseado em medicamentos antifúngicos: óvulos vaginais, cremes ou comprimidos.

Como tratar a candidíase com óvulos vaginais

O tratamento envolve a introdução de um único óvulo vaginal todas as noites durante vários dias. O aparelho deve permanecer instalado na região vaginal ao longo de toda a noite.

Como tratar a candidíase com cremes de uso tópico

Também é possível tratar a candidíase na vagina aplicando-se um creme fungicida na mucosa vaginal para combater a presença do C. albicans na região genital.

Como curar a candidíase com remédios

O tratamento da candidíase vaginal com comprimidos é o mais recomendado e prescrito por médicos. A definição sobre a dosagem dos remédios e a duração da terapia são de exclusiva responsabilidade do ginecologista. O tratamento deve ser feito até o fim para garantir a recuperação da paciente.

Como prevenir a ocorrência de candidíase

O tratamento da micose vaginal envolve tomar medidas preventivas para evitar os fatores de risco. Também é importante tratar outras áreas infectadas pelo fungo, tais como boca, dedos ou pés, pregas inguinais etc. Esta é uma medida preventiva que impede a propagação dos fungos e a micose recorrente.

Como tratar a candidíase vaginal durante a gravidez

Durante a gravidez, a taxa elevada de estrogênio no organismo facilita o crescimento rápido e a adesão do C. albicans às paredes da vagina. No entanto, embora os remédios fungicidas sejam vendidos sem receita médica, a automedicação não é recomendada porque a causa dos sintomas pode ser outra, como uma infecção transmitida sexualmente. No caso da gravidez, é ainda mais importante fazer este acompanhamento para verificar se o fungo é realmente a causa do problema. As mulheres grávidas não devem tomar fungicidas orais para tratar a candidíase. Cremes ou óvulos vaginais são opções.

O que fazer em caso de suspeita de candidíase

Primeiro, você deve informar seu parceiro sexual sobre a sua suspeita para que ele possa procurar um urologista para avaliar se houve transmissão. Em seguida, a mulher deve consultar um médico para confirmar o diagnóstico de infecção fúngica e prescrever o tratamento mais adequado. Às vezes, o médico irá fazer um preventivo ginecológico para confirmar o diagnóstico e determinar a eficácia das drogas antifúngicas.

Foto: © prudkov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como tratar a candidíase vaginal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade