Quanto tempo esperar após aborto espontâneo

Depois de um aborto espontâneo, aconselha-se que o casal espere um certo tempo antes de tentar uma nova gravidez. O aborto espontâneo é a interrupção da gestação por causas naturais. Esta forma de aborto ocorre normalmente no primeiro trimestre da gravidez e a maioria das mulheres experimenta sofre ao menos um aborto espontâneo durante a vida.

Sintomas do aborto espontâneo

Mulheres que sofrem um aborto espontâneo experimentam dor similar à que sentem durante a menstruação e sangramento mais ou menos abundante.

Risco de aborto espontâneo

O aborto espontâneo ocorre quando a gestação é de alto risco e o embrião não chega a se desenvolver. Mais de 10% das gestações são interrompidas nos três primeiros meses devido a um aborto natural. Além disso, o desenvolvimento de 50% dos óvulos fecundados é interrompido antes que a menstruação desapareça.

Espera para uma nova gravidez

Geralmente, ginecologistas recomendam que o casal espere de dois a três ciclos menstruais para fazer uma nova tentativa de engravidar. No entanto, algumas mulheres voltam a engravidar imediatamente depois de sofrer um aborto espontâneo.

Gravidez após curetagem

Caso seja necessária a realização de uma curetagem após o aborto espontâneo, o período de espera indicado para uma nova gravidez é de seis meses.

Engravidar após curetagem é mais fácil

Não há comprovação científica para nenhum dos lados, mas algumas mulheres argumentam que a curetagem aumenta as chances de gravidez posterior (e reduz o risco de um novo aborto) enquanto outras defendem que o procedimento diminui a possibilidade de a mulher engravidar.

Foto: © Anetlanda - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Quanto tempo esperar após aborto espontâneo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade