Otite média secretora: novo tratamento


Um estudo realizado por pesquisadores britânicos, publicado em julho de 2015 na revista da Associação Médica Canadense, mostrou que encher um balão com o ar que sai do nariz permite tratar a otite média secretora. Conheça a patologia e o tratamento que tem se mostrado mais eficaz do que o uso de medicamentos convencionais.

Otite média secretora

A otite média secretora, também chamada de otite média seromucosa, muito comum em crianças, ocorre quando a tuba auditiva, tubo localizado atrás do nariz e que conecta o ouvido à garganta, não funciona corretamente. Uma secreção pode surgir, causando problemas na audição, déficit de atenção, transtornos de comportamento e linguagem.

Tratamentos da otite média secretora

Existem vários tipos de tratamento para otite média secretora: administração de corticoides, antibióticos, anti-histamínicos ou descongestionantes nasais. Uma intervenção cirúrgica que permite inserir tubos de ventilação transtimpânicos nos ouvidos das crianças afetadas também pode ser proposta.

Autoinsuflação: uma técnica eficaz e pouco conhecida

A autoinsuflação é uma técnica que aumenta a pressão no nariz e permite abrir a tuba auditiva, também chamada de trompa de Eustáquio, que une ouvido médio e a parte de trás do nariz. O objetivo é introduzir ar no ouvido médio, a fim de equilibrar as pressões, permitindo uma melhor drenagem do líquido. Isto pode ser feito ao fazer o movimento de expirar fortemente com a boca e nariz fechados ou enchendo um balão com cada narina.

O estudo, realizado na Inglaterra e publicado na revista da Associação Médica Canadense, foi conduzido em 320 crianças de 4 a 11 anos e revelou a eficácia da auto-insuflação para a otite média secretora.

A técnica consiste em soprar, usando o ar que sai do nariz, um balão feito especialmente para combater a formação de secreções no ouvido. A prática da auto-insuflação três vezes por dia durante um período de tempo entre um e três meses, permitiu que 50% das crianças recuperassem a pressão no ouvido, enquanto apenas 30% das crianças do grupo controle, que tomou medicamentos, melhorou.

Foto: © giorgiomtb - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Otite média secretora: novo tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade