Doenças autoimunes são aquelas provocadas por um problema no sistema imunológico do paciente. Responsáveis pela defesa do organismo, os glóbulos brancos passam a atacar o próprio organismo da pessoa, o que pode causar problemas sérios. As doenças autoimunes englobam uma série de patologias bastante diferentes. Esse tipo de doença afeta mais as mulheres.
As doenças autoimunes são resultado de um desajuste do sistema imunológico. Elas se manifestam através da ação patogênica das células (linfócitos) e anticorpos sobre o organismo. As doenças autoimunes mais comuns são lúpus, diabetes tipo 1, psoríase, esclerose múltipla, artrite reumatoide, hepatite autoimune e tireoidite autoimune.
Os sintomas variam segundo a doença e podem não ser específicos, o que dificulta a obtenção de um diagnóstico.
O diagnóstico de uma doença autoimune se baseia na busca por anticorpos específicos na corrente sanguínea após os primeiros sinais clínicos de uma doença. É difícil apontar o prognóstico de uma doença autoimune, mas, como em outros casos, um diagnóstico precoce melhora as chances do paciente.
A aparição de doenças autoimunes está vinculada a diversas causas, tais como fator hereditário e genética, que predispõem os indivíduos de uma mesma família a sofrer deste problema. Além disso, mulheres são mais propensas a este tipo de patologia. Por fim, condições ambientais, estilo de vida e recorrência de infecções virais também influenciam no risco de um paciente ter uma doença autoimune.
Neste tipo de doença autoimune, um órgão específico é afetado pelo problema. Podemos citar o estômago (doença de Biermer), intestino (doença celíaca), pâncreas (diabetes tipo 1), tireoide (tireoidite de Graves e de Hashimoto), fígado (hepatite autoimune) e a pele (vitiligo e dermatoses). O sistema nervoso central também pode ser afetado, provocando a esclerose múltipla.
Entre este tipo de doenças autoimunes, que afeta dois ou mais órgãos, estão a síndrome de Gougerot-Sjögren, que afeta as glândulas salivares e lacrimais, o lúpus, que afeta diversos órgãos do corpo, a poliartrite reumatoide, esclerodermia e polimiosite.
O tratamentos das doenças autoimunes é feito a partir do controle dos sintomas, com uso, por exemplo, de medicamentos à base de corticoide contra inflamações, e, principalmente, drogas imunossupressoras, que tem por finalidade reduzir a ação do sistema imunológico.
Foto: © Ivica Drusany – Shutterstock.com