O que são as doenças autoimunes

Doenças autoimunes são aquelas provocadas por um problema no sistema imunológico do paciente. Responsáveis pela defesa do organismo, os glóbulos brancos passam a atacar o próprio organismo da pessoa, o que pode causar problemas sérios. As doenças autoimunes englobam uma série de patologias bastante diferentes. Esse tipo de doença afeta mais as mulheres.

Doenças autoimunes mais comuns

As doenças autoimunes são resultado de um desajuste do sistema imunológico. Elas se manifestam através da ação patogênica das células (linfócitos) e anticorpos sobre o organismo. As doenças autoimunes mais comuns são lúpus, diabetes tipo 1, psoríase, esclerose múltipla, artrite reumatoide, hepatite autoimune e tireoidite autoimune.

Sintomas das doenças autoimunes

Os sintomas variam segundo a doença e podem não ser específicos, o que dificulta a obtenção de um diagnóstico.

Diagnóstico das doenças autoimunes

O diagnóstico de uma doença autoimune se baseia na busca por anticorpos específicos na corrente sanguínea após os primeiros sinais clínicos de uma doença. É difícil apontar o prognóstico de uma doença autoimune, mas, como em outros casos, um diagnóstico precoce melhora as chances do paciente.

Por que as doenças autoimunes surgem

A aparição de doenças autoimunes está vinculada a diversas causas, tais como fator hereditário e genética, que predispõem os indivíduos de uma mesma família a sofrer deste problema. Além disso, mulheres são mais propensas a este tipo de patologia. Por fim, condições ambientais, estilo de vida e recorrência de infecções virais também influenciam no risco de um paciente ter uma doença autoimune.

Tipos de doenças autoimunes

Doenças autoimunes específicas de órgãos

Neste tipo de doença autoimune, um órgão específico é afetado pelo problema. Podemos citar o estômago (doença de Biermer), intestino (doença celíaca), pâncreas (diabetes tipo 1), tireoide (tireoidite de Graves e de Hashimoto), fígado (hepatite autoimune) e a pele (vitiligo e dermatoses). O sistema nervoso central também pode ser afetado, provocando a esclerose múltipla.

Doenças autoimunes sistêmicas

Entre este tipo de doenças autoimunes, que afeta dois ou mais órgãos, estão a síndrome de Gougerot-Sjögren, que afeta as glândulas salivares e lacrimais, o lúpus, que afeta diversos órgãos do corpo, a poliartrite reumatoide, esclerodermia e polimiosite.

Tratamento das doenças autoimunes

O tratamentos das doenças autoimunes é feito a partir do controle dos sintomas, com uso, por exemplo, de medicamentos à base de corticoide contra inflamações, e, principalmente, drogas imunossupressoras, que tem por finalidade reduzir a ação do sistema imunológico.

Foto: © Ivica Drusany – Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que são as doenças autoimunes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade