Síndrome de Gougerot-Sjögren - Definição

Definição de síndrome de Gougerot-Sjögren

A síndrome de Gougerot-Sjögren, também chamada de síndrome seca, é uma doença autoimune, ou seja, induzida pela ação dos anticorpos do organismo sobre as suas próprias células. Ela causa uma redução ou ausência completa da secreção de algumas glândulas do corpo humano, principalmente as salivares, lacrimais, vaginais e digestivas. Ela é responsável por um ressecamento cutâneo, ocular, bucal e globalmente um ressecamento dos órgãos afetados.

Essa síndrome afeta principalmente as mulheres após os 40 anos e pode ser isolada ou associada a outras patologias autoimunes, como a poliartrite reumatoide ou o lúpus eritematoso sistêmico. Os sintomas são formigamento ocular, ausência de lágrimas, conjuntivites de repetição, faringites e um ressecamento cutâneo. O tratamento não cura a síndrome e deve ser direcionado aos sintomas.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Síndrome de Gougerot-Sjögren - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade