Síndrome do X frágil - Definição


Definição de síndrome do X frágil

A síndrome do X frágil, também chamada de síndrome de Martin-Bell, é uma patologia genética causada por uma anomalia cromossômica. Ela é causada por um problema na parte terminal do cromossoma sexual X. A síndrome do X frágil provoca nos meninos, portadores de um único cromossoma X, um retardo mental com anomalias morfológicas. Encontramos principalmente orelhas grandes, descoladas, um rosto alongado e ainda uma hipertrofia testicular chamada de macrorquidia. A mulher é geralmente menos afetada do que o homem, e os problemas são menos pronunciados, com um retardo mental que afeta apenas 50% deles. Não existe nenhum tratamento curativo da síndrome do X frágil, e os cuidados são essencialmente educativos e sociais.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de janeiro de 2018 às 11:02 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Síndrome do X frágil - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Síndrome de Gougerot-Sjögren - Definição
Sistema nervoso autônomo - Definição