a taquicardia de Bouveret, ou doença de Bouveret, é um termo utilizado para falar da taquicardia juncional. Trata-se da aceleração do ritmo cardíaco cuja origem não vêm nem dos átrios, nem dos ventrículos cardíacos, mas de um nódulo responsável pela propagação do fluxo nervoso do coração. Ela se manifesta pela aceleração do ritmo cardíaco com palpitações no início e final brusco e afeta principalmente as pessoas jovens. Dois mecanismos podem estar envolvidos no surgimento desse sintoma: nos dois casos, trata-se de uma anomalia no nível que sobe o fluxo elétrico permitindo o início do batimento cardíaco, que sobre por uma via muito rápida ou anormal.
os sintomas da taquicardia de Bouveret são:
o diagnóstico da taquicardia de Bouveret se faz sobre a descrição dos sintomas pelo paciente. Esse fenômeno sendo de surgimento pontual (onde falamos de taquicardia paroxística), é raro que ele possa ser constatado diretamente pelo médico. Em alguns casos onde o paciente consulta em urgência, um eletrocardiograma será realizado e colocará em evidência um ritmo cardíaco regular mas consideravelmente aumentado, na ordem de 100 a 150 batimentos por minuto.
a taquicardia juncional cede geralmente espontaneamente em algumas horas no máximo. No momento da crise, ela também pode ser interrompida com a ajuda de técnicas chamadas de manobras vagais"