Dipirona é um medicamento analgésico e antitérmico vendido também sob o nome comercial de Novalgina®. O produto é encontrado na forma de comprimidos de 500 miligramas ou 1 grama e em gotas.
Dipirona possui propriedades analgésicas e antitérmicas, ou seja, este medicamento é indicado para o alívio das dores e redução da febre.
A dosagem da dipirona em gotas depende da idade do paciente. Para bebês de 3 a 11 meses, a dose máxima é de 10 mililitros divididos em quatro tomadas. Para crianças de 1 a 3 anos, 20 ml em quatro tomadas. De 4 a 6 anos, a dose máxima é de 30 ml em quatro tomadas. De 7 a 9 anos, 40 ml; de 10 a 12 anos, 60 ml; de 13 a 14 anos, 70 ml.
A dose recomendada para adultos e adolescentes com mais de 15 anos é de 500 mg ou 1 g até quatro vezes por dia. Idosos e pacientes com insuficiência hepática ou renal devem ajustar a dose para o mínimo necessário.
Entre os efeitos colaterais mais comuns da dipirona estão redução da pressão arterial, angioedemas e urticária generalizada. Já casos mais graves e raros envolvem reações anafiláticas graves - que podem ser fatais -, coloração avermelhada da urina e piora da função renal entre os pacientes com insuficiência renal.
As contraindicações de uso da dipirona são alergia a qualquer substância da fórmula, menores de 3 meses, grávidas e lactantes, pessoas com funcionamento da medula óssea comprometido, portadores de porfiria hepática aguda e pessoas que tenham sofrido reação anafilática por uso de analgésicos.
Cada comprimido contém 500 mg ou 1 g de dipirona monoidratada mais excipientes (croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício, sacarose e amido). Já na versão em gotas cada mililitro da solução (20 gotas) contém 500 mg de dipirona monoidratada mais excipientes (água de osmose reversa, edetato dissódico, metabissulfito de potássio, propilenoglicol e sacarina sódica).
Foto: © vblinov - Shutterstock.com