Contusão - Definição

Definição de contusão

Uma contusão é definida como uma lesão de uma parte do corpo, causando dor sem que nenhum sinal clínico seja visível. Ela aparece geralmente após um choque mais ou menos violento e a área afetada fica dolorida, apesar de não haver sinal aparente do traumatismo. Quando ela apresenta uma coloração, seja vermelha, violeta, preta, azul ou amarela de acordo com a sua gravidade ou estágio evolutivo, consequência de uma pequena hemorragia dos tecidos abaixo da pele, falamos de equimose.

Em caso de inchaço isolado da área afetada, dá-se o nome de edema consecutivo a uma reação inflamatória. Se a pele é avermelhada e mais inchada, trata-se geralmente de um hematoma que traduz um acúmulo de sangue coletado. As contusões são geralmente benignas e passam por conta própria em alguns dias.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Contusão - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade