Natação: vantagens e contraindicações

Faça uma pergunta

A natação é um esporte completo que exige o uso de todo o conjunto muscular, além do sistema cardiorrespiratório. A prática da natação retira a carga do corpo sobre as articulações e é um exercício muito indicado para pessoas com obesidade ou que sofram de problemas nas costas. Além disso, nadar é para muitos uma atividade prazerosa e de descontração.

Frequência semanal

Educadores físicos recomendam a prática de natação duas vezes por semana em sessões de 30 a 45 minutos. Para evitar lesões, é aconselhável variar entre os quatro tipos de nado (borboleta, costas, peito e crawl) durante as sessões.

Contraindicações da natação

Existem poucas contraindicações para a prática de natação, sendo inclusive um dos únicos esportes que podem ser feitos por pessoas que sofrem de graves problemas na coluna. No entanto, certas patologias como infecções pulmonares (bronquite, crise de asma) e casos de faringite, otite e sinusite podem demandar a interrupção da prática durante o período de recuperação da doença. O mesmo ocorre com eczemas e outros problemas de pele.

Pontos positivos da natação

Os movimentos de alongamento exigidos pela natação afinam e tonificam o corpo. Além disso, o uso constante das pernas também garante o desenvolvimento da musculatura dos membros inferiores e o contato com a água ativa a circulação.

Precauções para nadar

alto risco de micose devido à presença de cloro na água das piscinas. Para isso, tome banho e se seque muito bem logo depois de nadar. Para as mulheres, o uso de toucas é recomendado para evitar os estragos da água com cloro nos cabelos.

Foto: © lopolo - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também