A esfoliação é o gesto de beleza por excelência. Para estar suave, a pele tem que respirar e, para isso, é imprescindível esfoliar tanto o corpo quanto o rosto de forma regular. Atualmente, é possível encontrar esfoliantes para todos os gostos e todas as partes do corpo em farmácias.
A esfoliação permite eliminar as células mortas da superfície da pele para purificá-la e extrair dos poros o sebo que os obstrui. Progressivamente, a esfoliação deixa a pele mais lisa, firme e, sobretudo, faz com que ela fique mais receptiva aos cuidados que aplicamos. Muitas culturas no mundo utilizam a esfoliação vigorosa uma ou duas vezes por semana para ajudar a pele a ficar mais radiante e aumentar a sensação geral de vitalidade.
Entre esfoliações à base de sementes, argila, partículas de pedra-pomes e enzimas absorventes, o adequado seria escolher o produto com base no tipo de pele, textura e modo de uso.
As peles normais têm o inconveniente de que o leque de produtos é muito amplo. Todos os produtos esfoliantes podem ser utilizados, conquanto que não sejam muito agressivos para a pele. Todas as fórmulas podem ser usadas, com grãos naturais ou sintéticos.
Este tipo de pele necessita ser esfoliada mais do que qualquer outro. Toleram bem as texturas com muitos grãos ou com partículas sintéticas, que garantem uma limpeza em profundidade.
Como são mais frágeis, as peles secas necessitam uma esfoliação suave.
O óleo nutre a pele e mantém o corpo flexível. Esfregar e massagear o corpo com óleos ou cremes oleosos para que penetrem na pele é uma prática muito usada em métodos de cura.
Foto: © Valua Vitaly - Shutterstock.com