Marasmo - Definição


Definição de marasmo

O marasmo é uma magreza importante resultante de uma desnutrição severa. Os casos de marasmo são sobretudo observados nas regiões onde existe fome ou nos estados terminais de doenças graves como o câncer. O tratamento do marasmo passa pelo enfrentamento de sua causa. Quando o marasmo se origina por uma doença, a condição deve ser combatida com medicamentos e outras abordagens terapêuticas. Já nos casos de alimentação insuficiente, o tratamento passa pela reposição progressiva da alimentação normal até que o paciente seja capaz de alimentar-se por si só. Em geral, os nutrientes devem ser reintegrados no organismo por via venosa ou serem diretamente injetados no estômago por uma sonda gástrica.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de dezembro de 2017 às 17:13 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Marasmo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Mamografia - Definição
Marisco anal - Definição