Mamografia - Definição


Definição de mamografia

A mamografia é uma radiografia (técnica de imagem médica baseada na utilização de raios X para ver o interior de uma parte do corpo) dos seios. A mamografia é um pouco desagradável para certas mulheres devido à necessidade de comprimir o seio entre duas placas para obter uma imagem de boa qualidade. Efetuar regularmente uma mamografia é sempre aconselhado à mulheres em risco, porque se trata da melhor maneira de detectar rapidamente as lesões que evocam um câncer dos seios. Idealmente, ela deve ser efetuada nos primeiros dias do ciclo menstrual. No quadro de eliminação sistemática do câncer do seio, a mamografia é preconizada para mulheres entre 50 e 74 anos com uma frequência de uma vez a cada dois anos.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 11:59 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Mamografia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Síndrome de Mallory Weiss - Definição
Marasmo - Definição