Sertralina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A sertralina é um medicamento antidepressivo indicado para uma série de transtornos mentais. O remédio é vendido também sob os nomes comerciais Zoloft, Asserr, Sercerin e Serenata. Ele é encontrado em comprimidos que vão de 25 a 100 miligramas.

Para que serve (indicação)

A sertralina atua como inibidor de recaptação da serotonina e é indicada para o tratamento de uma série de distúrbios psiquiátricos. São eles depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), síndrome do pânico, transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno do estresse pós-traumático e fobia social.

Como tomar (posologia)

A sertralina deve ser tomada em dose única diária, de preferência com regularidade de horário. Não há restrição quanto a tomar o remédio em jejum ou após refeições. A dose diária máxima recomendada de sertralina é de 200 miligramas.

Atenção: a automedicação de sertralina e outros inibidores de recaptação da serotonina é altamente perigosa. Alterações da dose e interrupção do tratamento não devem ocorrer sem prescrição médica. Evite também o uso de qualquer outro medicamento combinado à sertralina sem informar ao seu médico.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns relatados por pacientes que fazem uso de sertralina são boca seca, transpiração excessiva, náusea, diarreia, tremores, tontura, sonolência, perda de apetite e alterações nas funções sexuais, especialmente quadros de ejaculação precoce entre homens. Caso reações mais graves sejam detectadas, informe imediatamente o seu médico.

Contraindicações

A sertralina está contraindicada para pessoas com alergia à substância ou outro componente da fórmula do remédio, pacientes que fazem uso de pimozida ou inibidores de monoaminoxidase e crianças com menos de 6 anos. Grávidas e mulheres amamentando só devem usar a sertralina sob prescrição médica.

Composição

Cada comprimido contém 25, 50 ou 100 mg de cloridrato de sertralina mais excipientes (croscarmelose sódica, amido, lactose monoidratada, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e corante amarelo laca de alumínio).

Foto: © creaPicTures - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sertralina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.