Pus - Definição

Abril 2018


Definição de pus

O pus é um líquido espesso de cor branca ou amarelada que pode se acumular e eventualmente escoar nas zonas afetadas por uma infecção. Ele é composto de uma mistura de glóbulos brancos alterados, células mortas e bactérias. Habitualmente, a ação das células do organismo participam da eliminação dessa substância líquida, mas quando o pus se acumula localmente em uma cavidade ou espaço fechado ele pode formar um abcesso e destruir progressivamente os tecidos à sua volta.

Seu tratamento consiste em drenar o pus para o exterior, utilizando se necessário uma incisão, para evitar que não se propague para outros tecidos, associado com antibióticos se necessário.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de março de 2018 às 13:48 por Jeff.
Este documento, intitulado 'Pus - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Púrpura vascular - Definição
Azia - Definição