Os treinos funcionais têm se tornado uma febre entre praticantes de musculação e chamado cada vez mais a atenção de quem pretende perder peso e tonificar os músculos. Aprenda como fazer alguns exercícios desta natureza na dica abaixo.
Os exercícios funcionais nada mais são do que uma forma de levar a atividade física das academias para ambientes mais amigáveis e transformar seus exercícios menos monótona do que o uso de aparelhos de ginástica. Assim, os treinos funcionais têm como principais características serem realizados em espaços amplos ou ao ar livre, terem uso reduzido de aparelhos e geralmente envolver a realização de circuitos integrados de exercícios.
Os circuitos de exercícios são uma forma de aumentar a carga de trabalho realizada pelo praticante do treino funcional evitando as repetidas interrupções de trabalhos em academias. Um exemplo simples de circuito, por exemplo, é uma sequência de pular corda, corrida entre cones e levantamento de peso. Em geral, os treinos funcionais são todos feitos em circuitos de exercícios.
Os exercícios funcionais para abdômen são logicamente baseados em um circuito de abdominais e que podem ou não alternar os exercícios específicos com corridas ou não. Entre os exercícios deste treino estão abdominais clássicas, elevação de pernas, prancha e formas alternativas de abdominais. Confira algumas delas aqui.
Além da corrida, que fortalece músculos e articulações dos membros inferiores, e do exercício de elevação de pernas apresentado anteriormente, alguns exemplos de exercícios funcionais específicos para as pernas são os agachamentos e flexões dos joelhos.
A prática de exercícios funcionais podem ser úteis para a hipertrofia. Para isso, o praticante deve focar suas ações sobre exercícios de força com uso, por exemplo, de halteres, caneleiras e pesos em anilhas. Como qualquer outra forma de exercício para hipertrofia, ele deve contar com supervisão e orientação de um profissional de educação física. O praticante também não deve tentar ir além dos seus limites sob risco de sofrer lesões musculares importantes.
Os treinos funcionais também podem ser eficientes para promover o emagrecimento. Para isso, ao contrário do objetivo de hipertrofia, o praticante deve buscar aumentar a carga de exercícios aeróbicos, tais como circuitos entre cones, corridas e pular cordas.
Foto: © Ijupco - 123RF.com