Exercícios de treino funcional

Os treinos funcionais têm se tornado uma febre entre praticantes de musculação e chamado cada vez mais a atenção de quem pretende perder peso e tonificar os músculos. Aprenda como fazer alguns exercícios desta natureza na dica abaixo.

O que são exercícios funcionais

Os exercícios funcionais nada mais são do que uma forma de levar a atividade física das academias para ambientes mais amigáveis e transformar seus exercícios menos monótona do que o uso de aparelhos de ginástica. Assim, os treinos funcionais têm como principais características serem realizados em espaços amplos ou ao ar livre, terem uso reduzido de aparelhos e geralmente envolver a realização de circuitos integrados de exercícios.

Circuitos de exercícios em treinos funcionais

Os circuitos de exercícios são uma forma de aumentar a carga de trabalho realizada pelo praticante do treino funcional evitando as repetidas interrupções de trabalhos em academias. Um exemplo simples de circuito, por exemplo, é uma sequência de pular corda, corrida entre cones e levantamento de peso. Em geral, os treinos funcionais são todos feitos em circuitos de exercícios.

Exercícios funcionais para abdômen

Os exercícios funcionais para abdômen são logicamente baseados em um circuito de abdominais e que podem ou não alternar os exercícios específicos com corridas ou não. Entre os exercícios deste treino estão abdominais clássicas, elevação de pernas, prancha e formas alternativas de abdominais. Confira algumas delas aqui.

Exercícios funcionais para pernas

Além da corrida, que fortalece músculos e articulações dos membros inferiores, e do exercício de elevação de pernas apresentado anteriormente, alguns exemplos de exercícios funcionais específicos para as pernas são os agachamentos e flexões dos joelhos.

Exercícios funcionais de hipertrofia

A prática de exercícios funcionais podem ser úteis para a hipertrofia. Para isso, o praticante deve focar suas ações sobre exercícios de força com uso, por exemplo, de halteres, caneleiras e pesos em anilhas. Como qualquer outra forma de exercício para hipertrofia, ele deve contar com supervisão e orientação de um profissional de educação física. O praticante também não deve tentar ir além dos seus limites sob risco de sofrer lesões musculares importantes.

Exercícios funcionais para emagrecer

Os treinos funcionais também podem ser eficientes para promover o emagrecimento. Para isso, ao contrário do objetivo de hipertrofia, o praticante deve buscar aumentar a carga de exercícios aeróbicos, tais como circuitos entre cones, corridas e pular cordas.

Foto: © Ijupco - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Exercícios de treino funcional', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade