Como fazer abdominal

As abdominais são exercícios indicados para fortalecer a região do abdômen e eliminar a gordura desse local, porém, para que rendam o efeito esperado, devem ser combinados com a prática de outras atividades físicas e uma alimentação adequada.

Como fazer abdominal para perder barriga

Uma das queixas mais comuns de quem tem gordura abdominal é a dificuldade em eliminar a barriga. Por isso, antes do exercício, escolha um piso plano e uma superfície que não escorregue, como um colchonete.

Para o abdominal tradicional, você deverá deitar de barriga para cima, afastar um pouco as pernas e flexionar os joelhos, mantendo os pés apoiados no chão. Mantenha as mãos ao lado da cabeça e eleve moderadamente o tronco, até sentir que sua musculatura abdominal está sendo exigida. Ao voltar ao solo, não encoste os ombros e a cabeça no colchonete.

Como fazer abdominal lateral

O abdominal com foco nos oblíquos deve ser feito de lado, no colchonete, esticando uma das mãos à frente do corpo e apoiando a cabeça com a outra. Com os joelhos flexionados, faça toda a força do movimento com o abdômen, não com o pescoço, elevando o tronco em direção ao quadril. Não se esqueça de manter os ombros sempre abertos e o abdômen contraído para evitar lesões.

Como fazer abdominal com a bola

A bola é uma grande aliada no fortalecimento do seu abdômen. Na hora de fazer o exercício, deite-se com a parte lombar sobre a bola e coloque as mãos atrás das orelhas, enrolando os ombros para cima e baixando-os depois de uma pequena pausa. É importante olhar sempre para frente para não sobrecarregar o pescoço.

Como fazer abdominal com pesos

Para executar o abdominal com pesos, deite-se de costas sobre um banco e segure o peso por cima do peito. Depois, levante o tronco até os ombros e baixe-os depois de uma pequena pausa.

Repetições de abdominais

Os abdominais devem ser feitos sem pressa, com movimentos determinados. É preferível realizar menos abdominais bem feitos do que muitos mal feitos. Para o início, você pode fazer três séries com 15 repetições de abdominais e ir aumentando essa quantidade aos poucos.

A respiração no momento do abdominal

Ao fazer abdominais você deve manter uma respiração natural, constante e com inspiração pelo nariz sempre que possível. O ideal é inspirar enquanto estiver se abaixando e expirar quando elevar novamente o tronco.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como fazer abdominal', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade