Técnicas de relaxamento

O relaxamento pode ser entendido como uma combinação de distensões físicas e psicológicas que promovem um estado de tranquilidade ao indivíduo. De maneira simplificada, podemos dizer que o relaxamento só pode ser alcançado quando corpo e mente estão em harmonia. Para isso, as técnicas de relaxamento empregadas visam garantir uma respiração adequada, distensão muscular e pensamentos leves.

Exercícios de relaxamento

Existem uma série de exercícios e técnicas de promoção do relaxamento. Entre outras, podem-se destacar as técnicas de meditação, a prática de yoga, exercícios de alongamento (ao acordar e durante o dia). De modo mais amplo, a prática de atividade física, uma boa alimentação e a separação de tempo para o lazer e convívio familiar também são chaves para o relaxamento a longo prazo.

Técnicas de relaxamento na psicologia

A psicologia emprega técnicas de relaxamento para pacientes que sofrem de ansiedade, estresse e outros males. Uma das técnicas mais conhecidas é o chamado Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson, que conduz a um maior controle muscular por parte do paciente. Outra técnica bastante utilizada é a de respiração diafragmática.

Técnicas de relaxamento no trabalho

No trabalho, o ideal para relaxar são técnicas de alongamento, principalmente das regiões de ombros e pescoço. Além disso, se você passa muito tempo sentado, procure levantar a cada uma ou duas horas e, se não for possível, levante os calcanhares deixando a ponta dos pés no chão até sentir a panturrilha esticar.

Técnicas de relaxamento para dormir

Dormir e ter uma noite de sono reconfortante é difícil para muita gente. Quem sofre com insônia muitas vezes recorre a remédios ou deixa a televisão ligada para tentar pegar no sono. O ideal, porém, é buscar relaxar de forma natural. Para isso, deve-se criar um ambiente tranquilo em seu quarto, com pouca luz e som. Em seguida, faça contagens mentais, imagine lugares tranquilos que você já visitou e faça pequenos movimentos circulares com as mãos e pés para relaxar.

Foto: © Corina Alina Dragan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Técnicas de relaxamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade