O terceiro mês de gravidez é crucial em diversos aspectos. Esta é uma fase de crescimento acelerado do feto, a barriga da mulher já fica mais aparente e, superado o primeiro trimestre, os riscos de aborto espontâneo se tornam bem mais reduzidos. Além disso, alguns sintomas se intensificam e podem afetar a gestante.
O terceiro mês de gestação corresponde, na contagem semanal, ao período entre as semanas 9 e 12. Esse período é crucial para o desenvolvimento do bebê e também para a gestante que, em alguns casos, já pode começar a experimentar algumas das dificuldades inerentes ao processo de gestação.
É durante o terceiro mês de gravidez que o embrião se transforma em feto. O crescimento neste período é bastante acelerado e, ao final da 12ª semana, o bebê já deve estar medindo cerca de 6 centímetros (contra os poucos milímetros que tinha no final do segundo mês de gravidez).
Durante o terceiro mês de gestação, as pernas e braços do feto se alongam, a cavidade abdominal é formada e os órgãos genitais iniciam seu desenvolvimento, apesar de ainda ser impossível determinar o sexo da criança. O coração bate de 110 a 160 vezes por minuto e a medula óssea fabrica as primeiras células sanguíneas. No final do terceiro mês, a placenta já está completamente formada.
Já melhor formado, o feto faz seus primeiros movimentos ao longo do terceiro mês de gestação. O bebê mexe a cabeça, braços e pernas, mas normalmente esses movimentos são ainda imperceptíveis para a futura mãe.
Apesar de variar de mulher para mulher, a barriga tende a ficar mais à mostra a partir do terceiro mês de gestação. No entanto, isso vai depender do tipo físico da gestante e quanto peso ela já chegou até o momento.
Os sintomas durante o terceiro mês de gravidez não são novos, mas alcançam a sua maior intensidade. Neste período, a mulher experimenta enjoos e cansaço muito fortes, que tendem a desaparecer ao final da 12ª semana. Por outro lado, seguem ocorrendo sintomas menos importantes, como vontade frequente de urinar. Além disso, algumas mulheres apontam surgimento de corrimento vaginal branca, indolor e inodoro nesta fase. O aumento da produção de hormônios também afeta a pele, com formação de acne, aumento de oleosidade e alterações nas unhas.
Foto: © Y.a.r.o.m.i.r - Shutterstock.com