O quarto mês de gravidez é marcado pela redução dos sintomas sobre a mulher, bem como a possibilidade de ocorrerem contrações leves da barriga. Já o bebê continua seu desenvolvimento e suas proporções se tornam mais harmoniosas, com crescimento do corpo em relação à cabeça, que antes respondia por cerca de metade do seu tamanho.
O quarto mês de gestação compreende o período entre a 13ª e a 16ª semanas.
Ao final da 16ª semana de gravidez, o bebê mede entre 10 e 11 centímetros, quase duas vezes o seu tamanho no encerramento do terceiro mês de gestação.
Se no terceiro mês apenas algumas poucas mulheres já estão com a barriga à mostra, o quadro é irreversível no quarto mês. A grávida já está com a barriga endurecida quase por completo e as modificações no abdômen e no restante do corpo estão evidentes.
O desenvolvimento do feto está a todo vapor no quarto mês de gravidez. Neste momento, fígado, rins e intestino já estão funcionando, o coração bate três vezes mais acelerado que o da mãe e a pele é transparente, sendo possível observar a rede de vasos sanguíneos. No quarto mês, o bebê começa a escutar e percebe as luzes vindas do exterior, apesar de ainda ter os olhos fechados.
Sintomas como enjoos matinais e vômitos se tornam bastante raros ou mesmo desaparecem. Por outro lado, a mulher encontra maiores dificuldades para desempenhar algumas atividades, mas nada que a impeça - nos casos de gestações sem complicações - a continuar trabalhando e realizando suas tarefas. Contrações bem leves podem ser percebidas em alguns casos.
Foto: © Pressmaster - Shutterstock.com