0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Olhos vermelhos: causas

Estar com os olhos vermelhos é um motivo bastante frequente de consultas médicas “de urgência”. Essa condição representa de 1% a 4% das razões de consultas nos países ocidentais e pode ser ocasionada por vários fatores.


Olhos vermelhos sem perda de visão

Quando os olhos ficam avermelhados e não há redução da visão ou embaçamento, fala-se de doenças como conjuntivite ou hemorragia subconjuntival. Nesses casos, não há prejuízo à visão do paciente.

Conjuntivite

Em caso de conjuntivite, a vermelhidão predomina nas zonas periféricas do olho. A doença pode ter origem bacteriana, viral ou alérgica.

Hemorragia subconjuntival

Embora possa impressionar o público leigo, a hemorragia subconjuntival não é grave e tampouco tem origem específica. Ela pode decorrer de uma ferida na região ou contusão ocular.

Olhos vermelhos com redução da visão

Existem casos de vermelhidão dos olhos acompanhados por uma redução da visão. Eles representam situações mais graves, tais como:

Glaucoma agudo

Doloroso e unilateral, o glaucoma agudo provoca dores oculares intensas, com pupilas semidilatadas e fixas. O glaucoma agudo não é uma complicação do glaucoma crônico, mas um evento que surge com base em uma predisposição anatômica (estreitamento do ângulo da câmara iridocorneal).

Queratite

A queratite é uma inflamação da córnea acompanhada de dor, fotofobia e excesso de lágrimas. Muitas são as causas possíveis: traumas (principalmente envolvendo lentes de contato), infecções, secura ocular e oftálmica.

Uveíte

Essa inflamação nos olhos pode ter causas locais ou regionais, tais como inflamações nos dentes, ou doenças infecciosas.


Foto: © Lucky Business - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

0 Comentário