Próstata aumentada: sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A próstata aumentada, também denominada hiperplasia benigna da próstata (HBP), corresponde a um aumento do volume dessa glândula masculina. Em geral, essa condição afeta homens com mais de 50 anos.


Definição de próstata aumentada

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que, junto com os espermatozoides, forma o sêmen. Com o avançar da idade do homem, é comum que essa glândula cresça e comece a pressionar a uretra.

Essa condição, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não está relacionada ao câncer de próstata e é comum na grande maioria dos homens. A prostatite, inflamação da próstata que tem origem infecciosa, também não está relacionada ao diagnóstico de próstata aumentada, que é um problema físico.

Sintomas de próstata aumentada

Os sintomas de hipertrofia da próstata incluem vontade frequente de urinar, escapes eventuais, retardo inicial da micção e necessidade de fazer força para começar a urinar, jato urinário fraco e intermitente, micção mais longa e redução da força de ejaculação.

Diagnóstico de próstata aumentada

O diagnóstico de próstata aumentada geralmente é feito por meio da análise dos sintomas e toque retal no paciente. Podem, ainda, ser solicitados testes complementares como o exame citobacteriológico urinário ou um exame de sangue com dosagem do antígeno específico da próstata (PSA). Um ultrassom das vias urinárias também avalia mais precisamente o volume da próstata.

Como tratar a próstata aumentada

É importante dizer que não existe tratamento que cure a doença. Entretanto, há medicamentos à base de alfa bloqueadores que reduzem as dificuldades urinárias. Além deles, inibidores da 5-alfa-reductase diminuem o volume da próstata e, portanto, os sintomas provenientes da compressão que ela exerce.


Quando houver prejuízo à qualidade de vida do paciente o médico urologista poderá recomendar uma intervenção cirúrgica. A ressecção transuretral da próstata ou curetagem de uma parte da glândula são medidas eficientes.

Como prevenir a próstata aumentada

Como trata-se de um quadro decorrente do envelhecimento do homem, é impossível prevenir a hiperplasia benigna da próstata. Pode-se, no entanto, adotar métodos para prevenir que os sintomas evoluam, tais como reduzir o consumo de bebidas à noite e praticar atividade física regular.

Foto: © sharptoyou - Shutterstock.com