o adenoma da próstata, chamado também de hipertrofia benigna da próstata ou HBP, é um aumento do volume da próstata, glândula exclusivamente masculina situada abaixo da bexiga, comunicando-se com a uretra e que secreta um líquido que faz parte da liquidificação do esperma. Esse fenômeno surge nos homens a partir dos 50 anos. Ele provoca uma compressão da uretra, que causa transtornos urinários. É porque a evacuação da urina se torna longa e penosa. O adenoma afeta também as paredes da bexiga e da uretra causando assim vontades frequentes de urinar. O adenoma da próstata não é uma lesão percursora do câncer de próstata e essa duas patologias são diferentes.
O adenoma de próstata provoca os transtornos urinários seguintes:
Para diagnosticar um adenoma da próstata, o médico procede a um toque retal, que constitui o exame de referência permitindo estudar a consistência, forma e tamanho da próstata. Às vezes, outros exames serão realizados, principalmente uma dosagem de antígeno específico da próstata, o PSA para eliminar uma origem cancerígena, ou às vezes biópsias prostáticas. As dificuldades miccionais poderão ser avaliadas se necessário com a ajuda de um exame urodinâmico, estudo quantitativo e qualitativo da micção.
o adenoma da próstata não se curam totalmente, mas alguns tratamentos permitirão diminuir os sintomas incômodos que se desenrolam. Alfa bloqueadores reduzirão as dificuldades urinárias enquanto em casos de hipertrofia da próstata, medicamentos com efeitos para diminuir parcialmente o tamanho da próstata serão utilizados. O tratamento cirúrgico é recomendado nos casos mais graves e ele consiste na retirada do adenoma.