Zumbidos


Definição

os zumbidos definem uma sensação auditiva percebida pelo cérebro, mas que não é emitida por fenômenos auditivos externos. Os zumbidos agrupam todos os problemas sonoros como apitos, zumbidos, etc. Esses problemas são causados por uma patologia da orelha interna e não por um elemento exterior. Eles podem ser episódicos, crônicos ou permanentes, podendo resultar de causas múltiplas e serem secundários a patologias da orelha interna ou a tumor. Eles podem também ser idiopáticos, ou seja, sem causa identificada. Essa patologia é bastante comum na França e pode afetar quase um milhão de pessoas. A exposição prolongada a sons muito fortes, como no caso de um fone de ouvido, em discotecas ou em um show, provocando geralmente zumbidos, mas esses são geralmente transitórios.

Diagnóstico

para explicar o zumbido na orelha, o médico generalista procede a um exame clínico paralelamente a um questionário médico para saber se o paciente não foi vítima de um acidente ou um evento estressante. De acordo com o estado médico do paciente e o resultado da consulta, ele poderá orientar o doença para um dos seus colegas ORL. Esse último efetuará um teste auditivo que poderá ser completado por:
  • Uma tomodensitometria ou scanner;
  • Um IRM;
  • Um exame audiométrico, às vezes.

Os zumbidos, sendo sons não emitidos por um fator externo e sentidos pelo paciente, não são objetiváveis nem observáveis.

Manifestações

os zumbidos se apresentam diferentemente de acordo com os pacientes. Eles são variáveis de acordo com:
  • Sua potencia;
  • Sua duração;
  • A presença em uma única orelha ou nas duas.

A descrição do zumbido na orelha depende de cada paciente. É portanto muito difícil para os médicos fazer um bom diagnóstico e por consequência optar pelo melhor tratamento.

Tratamento

o tratamento prescrito em caso de zumbido dependerá da descoberta ou não de uma causa potencial. Se a causa identificada for acessível a um tratamento, essa última é essencial, como a suspensão de alguns medicamentos tóxicos pela orelha interna ou cuidado de um tumor como um neurinoma. O tratamento mais complicado em caso de zumbido idiopático, sem causa encontrada: um cuidado psicológico é recomendado para ajudar a fazer mais ou menos abstração desses estímulos que durarão às vezes uma vida inteira.

Prevenção

é possível prevenir o zumbido na orelha preservando a sua audição. Para isso, é essencial prestar atenção à higiene das orelhas e de proteger de sons muito altos.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Zumbidos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Doença Charcot-Marie-Tooth
Insuficiência venosa