Corpos flutuantes


Definição

os corpos flutuantes, também chamados de corpos flutuantes do vítreo, são elementos contidos no corpo vítreo, e responsável por sintomas visuais. Falamos de moscas volantes ou de miodesopsias para definir as sensações visuais percebidas pelo paciente. As miodesopsias podem ter formas de filamentos, manchas ou teias que aparecem na vista, mais facilmente percebidas quando o olhar se faz sobre um fundo claro como uma plataforma branca. Trata-se de fato de resíduos celulares translúcidos, anormalmente presentes no corpo vítreo, a substância gelatinosa e transparente que enche o olho entre a cristalina e a retina. As miodesopsias são um sintomas que pode estar presente em caso de transtornos da refração visual, hipermetropia principalmente. As moscas volantes se manifestam classicamente no final do dia, ou podem aparecer mais bruscamente no quadro de um descolamento do corpo vítreo - causa mais comum e sem gravidade - de um descolamento da retina ou de uma hemorragia no corpo vítreo.

Manifestações

Os corpos flutuantes são elementos que parecem se deslocar em função dos movimento dos olhos. Eles podem ser percebidos como:
  • Fios;
  • Moscas volantes;
  • Teias de aranha.

Diagnóstico

A descrição dos sinais clínicos é suficiente ao médico para identificar o sintoma problemático como sendo miodesopsias. Esse sintoma é subjetivo, e em caso de aparição brusca, uma consulta em um oftalmologista é necessária. Um fundo de olho e um ultrassom chamado de bidimensional poderão ser realizados para encontrar a causa dos corpos flutuantes.

Tratamento

nenhum tratamento verdadeiro existe para eliminar os corpos flutuantes da visão fora do tratamento da causa quando ela é identificada. Os corpos flutuantes não desaparecem da visão eles mesmos, mas nos casos mais comuns, a pessoa que sofre se habitua progressivamente à sua visão e o incômodo some depois de alguns meses. Em caso de descolamento da retina, uma operação cirúrgica será realizada enquanto em caso de corte da retina que está na sua forma menor, um tratamento com a ajuda de um laser é possível. A hipermetropia deve ser quantificada, e o uso de lentes corretoras ou óculos melhora os sintomas.

Prevenção

a aparição de corpos flutuantes não pode ser evitada. Geralmente, é a evolução natural do vítreo e sua condensação, ou até seu descolamento, que estão na origem dos sintomas, e isso não pode ser prevenido.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Corpos flutuantes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cegueira Cortical
Rosácea - Sintomas e tratamento