Sistema linfático: o que é

Faça uma pergunta
O sistema linfático é um conjunto de estruturas que consistem na formação e circulação da linfa, um líquido incolor ou amarelado que tem uma função essencial ao transporte de alguns nutrientes como lipídios, mas que atuam fundamentalmente no sistema imunológico.


A linfa

A linfa, cuja composição é semelhante às células de plasma do sangue, possui inúmeros linfócitos (parte da família dos glóbulos brancos, provenientes da medula óssea). Sua função é proteger o organismo contra agressões externas como vírus e bactérias.

Vasos e glândulas linfáticas

O sistema linfático engloba vasos linfáticos, que percorrem todo o corpo e pelos quais circula a linfa. Esses vasos nascem em diversos tecidos do corpo e se unem aos linfonodos, glândulas presentes no sistema linfático que permitem a circulação e limpeza da linfa. Os linfonodos são importantes porque têm a função de filtragem e produzem, ainda, anticorpos liberados no sangue em caso de infecções.

Os órgãos linfáticos

O sistema linfático é composto por órgãos linfáticos primários, como a medula óssea e o timo, onde os linfócitos emadurecem e por órgãos linfáticos secundários - como as amígdalas e as células do baço, que atuam na defesa do organismo. Esse sistema é indispensável para a proteção do nosso corpo das ações externas. Na presença de células cancerígenas, essas, infelizmente, difundem-se no organismo pelo sistema linfático, gerando um quadro delicado.

Foto: © Ciprian-Stremtan - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde