Dores nas pernas: principais causas

Muitas pessoas vão a consultórios médicos se queixando de dores nas pernas. Essa condição pode ter muitas causas, conheça algumas delas abaixo.

Dor na perna: o que pode ser?

Há diversas causas para as dores nas pernas, mas alguns tipos são mais comuns. Entre eles estão má circulação do sangue (podendo ocasionar varizes e trombose), problemas articulares, como artrite e artrose, bastante frequentes em idosos, problemas musculares, como cãimbras, estiramentos e contraturas, alterações na coluna que se refletem nas pernas e condições no nervo ciático, que repercutem em dores que muitas vezes afetam toda a extensão da perna.

Dor na pena esquerda

Uma das principais avaliações que se deve fazer ao se sentir dor nas pernas é se o problema está afetando apenas uma perna ou ambas. Problemas em apenas uma perna podem ter, por exemplo, origem vascular. Neste caso, a dificuldade de circulação do sangue e funcionamento das válvulas dos vasos pode provocar varizes e, em casos mais graves, tromboses. É importante consultar um especialista sempre que se perceber a formação de varizes.

Dor na perna direita

Dores em apenas uma das pernas também podem indicar problemas de coluna, como uma hérnia lombar, ou no nervo ciático. Ambos se refletem em dores nas pernas e, em geral, afetam apenas uma delas. Os problemas de coluna repercutem nas pernas por conta da postura incorreta que o paciente passa a adotar, ás vezes inconscientemente, para aliviar as dores. Já o problema no nervo ciático afeta a perna pois este nervo se estende desde o final das costas até o calcanhar.

Dor na perna ao deitar

Uma das principais causas de dores nas pernas ao deitar é a má postura adotada durante o sono. Muitas posições podem comprimir a circulação do sangue nas pernas (e também nos braços) causando dores, formigamento e cãimbras. Uma boa solução para este problema é colocar um travesseiro entre as pernas, o que reduz a pressão.

Dor no osso da perna

As dores ósseas e articulares nas pernas são observadas principalmente entre idosos. Isto ocorre porque nesta faixa etária, é mais comum que o paciente tenha problemas como artrite e artrose, que provocam dores nas pernas, assim como rigidez progressiva dos membros e dificuldades de locomoção. Por conta disso, idosos que sofrem com dores nas pernas devem procurar um médico para buscar um diagnóstico preciso e tratamento eficaz.

Dor na batata da perna

As dores na panturrilha, popularmente chamada de batata da perna, são em geral de origem muscular. Elas são bastante comuns em atletas ou pessoas que praticam atividade física mais intensa, principalmente esportes de contato e corridas. Nestes casos, a dor deve ser tratada com repouso e compressa de água quente. Caso a dor persista, procure um ortopedista. Estas instruções também valem para dores musculares nas coxas.

Dor na perna na gravidez

É muito comum que grávidas sintam dores nas pernas durante a gestação. A primeira causa para esse problema é hormonal. O aumento da produção de progesterona e estrogênio provoca a dilatação das veias da perna, aumentando a quantidade de sangue circulante. Além disso, conforme a gravidez se desenvolve, o aumento do peso da gestante e o crescimento do bebê comprime o nervo ciático e a veia cava inferior, também gerando dores nos membros inferiores.

Como aliviar as dores nas pernas

O modo mais eficaz de aliviar as dores nas pernas vai depender da causa do problema. Para dores musculares, por exemplo, uma compressa de água quente e um pouco de repouso costuma ser o suficiente. Já dores articulares ou provocadas por hérnia lombar ou problemas no nervo ciático exigem consulta médica.

Remédio caseiro para dor nas pernas

Alguns alimentos são analgésicos naturais e seu consumo pode auxiliar na redução das dores nas pernas. Entre eles estão o alecrim, o chá verde, o cravo, a cúrcuma e peixes ricos em ômega 3. Estes remédios caseiros, no entanto, não são capazes de tratar totalmente as dores, principalmente se elas estiverem associadas a problemas mais graves, como má circulação e condições de coluna.

Foto: © Siriphong Thumpharak - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dores nas pernas: principais causas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade