Para que serve o soro caseiro


O soro caseiro, mistura de água, sal e açúcar, é indicado em casos de desidratação. Ele é mais do que beber apenas água, pois o sal e o açúcar auxiliam na reposição de nutrientes e sais minerais, que auxiliam, mas não curam, no tratamento do mal que provocou a desidratação.

Como fazer soro caseiro

O soro caseiro é feito de mistura de quantidades exatas de água, sal e açúcar. Um soro caseiro com proporções inadequadas pode não garantir a reidratação ou, em alguns casos, agravar o quadro. Saiba as medidas exatas para se preparar um soro caseiro.

Aplicações do soro caseiro

O soro caseiro deve ser ministrado para pessoas sofrendo de desidratação devido a episódios seguidos de vômito e diarreia. Ele é, portanto, recomendado para pessoas sofrendo de gastroenterite e outras doenças que provocam vômito e diarreia, entre elas a dengue.

Pessoas que consumiram alta quantidade de álcool também devem fazer uso de soro caseiro em caso de prolongamento dos sintomas do excesso de bebida alcoólica. Nestes casos, recomenda-se aguardar o paciente dormir. Caso continue vomitando após acordar, é aconselhável ministrar o soro caseiro.

Observação: o soro caseiro atua somente na reidratação do paciente e não tem participação direta no tratamento de uma possível doença apresentada pelo indivíduo. Portanto, consulte um médico caso os sintomas persistam por mais de 24 horas.

Quem pode tomar o soro caseiro

Não existe contraindicação etária do soro caseiro, podendo ser ingerido por bebês e idosos. Até mesmo animais de estimação como cães e gatos podem fazer uso de soro caseiro em caso de desidratação. No entanto, diabéticos - pela concentração de açúcar do produto - devem procurar um médico caso estejam desidratadas. Pessoas com quadros de desidratação grave também não devem tomar soro caseiro.

Quanto tomar de soro caseiro

Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia em que ele foi preparado, sempre em pequenos goles. Não se deve também exceder o limite de meio copo por vez e bebês ou crianças pequenas podem ingerir soro caseiro em colheres. Caso o paciente vomite ou tenha diarreia após beber o soro, deve repor a quantidade perdida na sequência.

Foto: © Andrey_Kuzmin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Para que serve o soro caseiro', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade