Distonia neurovegetativa - Definição

Dezembro 2017


Definição de distonia neurovegetativa

A distonia neurovegetativa, igualmente chamada de disautonomia, é uma disfunção do sistema nervoso vegetativo, que regula o funcionamento dos órgãos com comandos involuntários, como a digestão. Os nervos ligados ao sistema nervoso autônomo são de dois tipos diferentes, chamados simpáticos e parassimpáticos e possuem funções opostas.

A distonia neurovegetativa pode afetar de maneira independente um ou outro desses sistemas, um ou mais órgãos, cujos sintomas clínicos variam de um indivíduo para o outro. A distonia neurovegetativa pode causar uma aceleração ou uma diminuição da atividade dos órgãos alvo: isso pode ser traduzido por exemplo por uma diarreia ou ao contrário uma constipação causada por um problema digestivo.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 13 de novembro de 2017 às 15:29 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Distonia neurovegetativa - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Dispneia de esforço - Definição
Disuria - Definição