Neuroléptico - Definição


Definição de neuroléptico

Uma substância neuroléptica é uma molécula que age sobre o sistema nervoso modulando a agitação e a atividade neuronal. Esses medicamentos combatem a transmissão de um neuromediador, molécula química envolvida na circulação da informação: a dopamina. Os neurolépticos são uma grande família de medicamentos utilizados principalmente para combater distúrbios mentais mais ou menos graves, ligados a uma disfunção do sistema nervoso: alucinações, delírios, esquizofrenia e transtornos bipolares. Alguns remédios também reduzem a agitação e a agressividade. Os neurolépticos, por sua ação direta sobre o sistema nervoso, podem provocar efeitos colaterais, mas sua utilização é às vezes necessária para a vida do paciente, especialmente em alguns tipos de psicoses.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 20 de fevereiro de 2018 às 14:51 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Neuroléptico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nervos periféricos - Definição
Neuropatia axonal - Definição