Psicotrópico - Definição


Definição de psicotrópico

Um psicotrópico é uma substância que possui efeito sobre a atividade cerebral no sistema nervoso central. O álcool, tabaco, cafeína, e maconha são por exemplo célebres psicotrópicos naturais. No entanto, de um ponto de vista médico, o termo refere-se genericamente a uma família de drogas conhecidas como substâncias psicotrópicas.

Podemos distinguir três grandes famílias: neurolépticos, que reduzem a atividade cerebral, neuroanalépticos, que estimulam a atividade cerebral, e neurodislépticos, que alteram a atividade cerebral e costumam ser tóxicas. Estas substâncias são prescritas ou administradas para tratar vários sintomas como episódios depressivos, distúrbio do sono hipnótico, transtorno bipolar (transtorno maníaco-depressivo) e psicose.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 16:08 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Psicotrópico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Psicopatia - Definição
Púbis - Definição