Tetraplegia - Definição


Definição de tetraplegia

A tetraplegia, também chamada de quadriplegia, é um estado de paralisia que afeta os quatro membros do corpo. Ela ocorre após uma lesão na parte superior da medula espinhal, acima da quinta vértebra cervical, na maioria dos casos em decorrência de um traumatismo ou acidente. A condição afeta a medula espinhal e, com isso, não há mais transmissão de impulsos nervosos nas raízes nervosas abaixo dela. A paralisia, caracterizada pela impossibilidade do paciente de realizar quaisquer movimentos do pescoço para baixo, é acompanhada de perda de sensibilidade ao toque ou à dor, por exemplo. A tetraplegia é uma condição severamente incapacitante e torna a pessoa afetada dependente de outros para desempenhar todas as ações cotidianas.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 18:34 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Tetraplegia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tétano - Definição
Terapia gênica - Definição