Encéfalo - Definição

Dezembro 2017


Definição de encéfalo

O encéfalo, associado à medula espinhal, constitui o que chamamos de sistema nervoso central. O encéfalo se encontra no interior da caixa craniana e é recoberto pelas meninges, membranas que possuem papel de proteção. Ele envolve o cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.

O cérebro é composto de dois hemisférios e ocupa a maior parte do encéfalo. Ele permite, entre diversas funções, recepção, transmissão e análise de informações, regulação hormonal e controle das glândulas. O cerebelo exerce a coordenação dos movimentos e do equilíbrio. O tronco cerebral é responsável pela regulação da atividade do coração e dos pulmões.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 15:00 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Encéfalo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.