Função do cerebelo - Definição


Definição de função do cerebelo

O cerebelo faz parte do encéfalo e é composto por dois hemisférios cercando uma parte central chamada de vermis. É um centro nervoso que possui o papel de regular as funções motoras. Ele coordena os movimentos e o equilíbrio. Uma série de sintomas aparecem em torno de problemas no cerebelo: falamos de síndrome cerebelar.

Nesses casos, manter-se de pé é difícil para o paciente, que sente oscilações e sente que está prestes a cair. Os movimentos são lentos, imprecisos e desordenados. Observamos também diminuição do tônus muscular. O cerebelo interage igualmente com outas estruturas do sistema nervoso, o que explica o fato de um problema no cerebelo poder causar outros sintomas não específicos desse órgão.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de outubro de 2017 às 13:39 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Função do cerebelo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Foliculite do couro cabeludo - Definição
Função dos rins - Definição