Foliculite do couro cabeludo - Definição

Definição de foliculite do couro cabeludo

A foliculite do couro cabeludo ou foliculite decalvante é uma doença dos folículos do couro cabeludo. Os folículos são pequenas bolsas nas quais os pelos e cabelos nascem e crescem. Em geral, a foliculite do couro cabeludo é devida à uma infecção causada pelo Staphylococcus aureus e afeta preferencialmente a parte occipital do crânio (atrás) e a vértice (coroa). Ela aparece através de placas vermelhas constituídas por pequenas pústulas que evoluem para uma crosta que causa queda do cabelo atingido.

A evolução da doença e das quedas repetidas causam uma destruição do folículo e o desaparecimento definitivo de algumas áreas de cabelo. A foliculite do couro cabeludo pode ser tratada com antibióticos para interromper a sua progressão, mas quando o medicamento é interrompido, a doença tende a voltar.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Foliculite do couro cabeludo - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade