A pitiríase é um problema afetando a pele, caracterizado pela presença de uma descamação (perda de camada superficial da pele que se destaca por escamas, parecendo pequenos pedaços de pele morta). Ela pode afetar diferentes zonas cutâneas do corpo e principalmente o couro cabeludo. Nos casos de películas, uma infecção micótica causada por um fungo está envolvida. Ela se caracteriza pela presença de películas sobre o couro cabeludo. Frequentemente (ela afeta uma pessoa em três) é benigna, mas esta patologia pode de toda maneira ser desagradável do ponto de vista estético nas pessoas afetadas.
a aparição de caspa sobre o couro cabeludo está ligada a um fenômeno de descamação acelerada, causada pela pitiríase. Isso se traduz pela perda abundante e visível (principalmente nos ombros) de três finas lâminas de pele morta (chamadas escamas), emitidas da camada superficial da epiderme. De cor branca ou cinza, essas caspas podem ser secas ou gordurosas (mais difíceis de eliminar). Elas não deixam nenhum traço ou vermelhidão sobre o couro cabeludo, e causam raramente coceiras.
o estado de caspa do cabelo tem diversas causas possíveis, e o dermatologista deverá identificar a caspa graças a um exame clínico do couro cabeludo, e se necessário proceder a uma biopsia ou análise micológica.
existem diversos xampus e loções específicas a utilizar regularmente para combater a caspa. Esses devem conter agentes anti-caspa, entre os quais encontramos principalmente o zinco piritiono ou sulfúrio de selênio. Esse tratamento antifúngico (contra os fungos) não é sempre suficiente, e é aconselhado ir a um dermatologista se a caspa continuar se proliferando.
trata-se antes de tudo de cuidar da sua higiene capilar: escolher xampus adaptados (principalmente em função do estado das caspas, se elas são secas ou gordurosas), a serem utilizados regularmente (a cada dois dias pelo menos) e sobretudo reservar tempo para bem enxaguá-lo em seguida.