Gripe incubada - Definição

Faça uma pergunta

Definição de gripe incubada

A gripe é uma doença viral que ataca as vias respiratórias. Todo mês de maio, uma epidemia de gripe surge na Ásia com uma ligeira modificação em relação ao vírus do ano anterior, que na sequência se espalha pelo resto do mundo. Essa leve alteração da estrutura do vírus é o que faz com que, anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha que revisar as cepas utilizadas para a formulação da vacina contra a gripe.


A incubação da gripe é o período no qual a doença não desenvolve sintomas, mas o vírus progride. O período de incubação da gripe é relativamente curto, geralmente 48 horas. Ela pode ser transmitida durante o período de incubação no qual os sintomas clínicos são ausentes e por isso tem caráter muito contagioso. Aparecem em seguida os sintomas de maneira mais ou menos repentina com febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse, nariz entupido e fadiga.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também