Gripe na gravidez: o que fazer

A gripe na gravidez é uma condição bastante comum e que exige cuidados diferentes dos casos da doença em períodos normais. Saiba neste artigo como tratar e prevenir a gripe durante a gravidez.


Gripe na gravidez é comum

A gripe na gravidez é uma condição bastante comum pois o sistema imunológico da mulher se enfraquece durante a gestação para que não haja rejeição do feto. Em geral, os sintomas têm a mesma intensidade observada em outras fases da vida, mas a mulher pode se sentir mais cansada e afetada por eles do que o normal, especialmente nos últimos meses da gestação.

Como tratar de forma segura

Em primeiro lugar, é crucial visitar um médico e não tomar medicamento por conta própria de forma alguma. Remédios antigripais e descongestionantes nasais são proibidos para grávidas. O tratamento seguro é feito sintoma a sintoma, com realização de inalações com soro fisiológico, lavagens nasais e uso de comprimidos de vitamina C e paracetamol. Também é muito importante que a mulher repouse para que os sintomas desapareçam mais rápido.

O uso de própolis é liberado durante a gravidez?

Sim, o uso de sprays com própolis e mel está liberado e é uma das opções naturais para o alívio da dor de garganta que pode surgir com a gripe. Para esse sintoma específico, a realização de gargarejos com água e sal (ou limão) também é bastante indicada.

Como prevenir

A prevenção é importante para evitar a gripe durante a gravidez. A ação mais importante é a mulher tomar a vacina contra a gripe ao saber que está grávida. A imunização é totalmente segura para a gestante e seu bebê e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No mais, a grávida deve adotar uma dieta balanceada, com atenção especial para o consumo de vitamina C, presente nas frutas cítricas, e a ingestão de líquidos. Também é importante que a mulher se mantenha ativa, realizando exercícios físicos leves ou moderados, e durma em horários regulares.

Foto: © Maksim Shmeljov - 123RF.com
Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 20 de abril de 2018 às 12:40 por Bruna.CCM.
Este documento, intitulado 'Gripe na gravidez: o que fazer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Como usar a tabela chinesa
Desenvolvimento do bebê mês a mês