Grupo sanguíneo - Definição

Faça uma pergunta

Definição de grupo sanguíneo

Os grupos sanguíneos definem as categorias de indivíduos segundo a variedade de antígenos e anticorpos contidos em seu sangue. São classificados seguindo o sistema ABO, segundo a presença ou não dessas proteínas. Existem três tipos de antígenos A, B e AB. O tipo A possui apenas antígenos A na superfície dos glóbulos vermelhos (e anticorpos anti-B), o B apenas antígenos os B (e anticorpos anti-A), o AB possui os dois antígenos e nenhum anticorpo. O grupo O se caracteriza pela ausência dos dois antígenos e a presença dos dois anticorpos.

Juntamos uma outra categoria, o fator Rh. Esse fator depende da presença ou ausência de um outro antígeno; adicionamos + (Rh+) na presença da proteína correspondente à letra do grupo sanguíneo e - (Rh-) em caso de ausência. Outros subtipos existem, mas são raros.

A importância de conhecer seu grupo sanguíneo vem do fato que, em caso de necessidade de transfusão, o sangue recebido não pode ser o mesmo para os diferentes tipos de grupos sanguíneos porque não se pode colocar em contato anticorpos e antígenos do mesmo tipo, sob risco de coagulação do sangue. As pessoas do grupo O- são doadores universais, mas não recebem sangue a não ser de pessoas do mesmo grupo. As pessoas do grupo AB+ são recebedores universais e não podem doar sangue a não ser ao grupo AB+.

Veja também