o pneumotórax é um problema que afeta a cavidade pleural, cavidade virtual delimitada por duas finas membranas, as pleuras, que recobrem a caixa torácica e a parte externa dos pulmões. O pneumotórax é causado pela introdução de ar ou gás nesta cavidade, o que provoca um descolamento e enfraquecimento dos pulmões. Existem diferentes tipos de pneumotórax: o pneumotórax espontâneo quando o ar proveniente das vias aéreas do pulmão através de uma brecha, o pneumotórax traumático quando o ar vem do exterior através de uma efração externa como uma ferida, ou um gesto invasivo como uma punção (falamos neste caso de pneumotórax iatrogênio). O pneumotórax pode ser primitivo, ou seja, surgimento em um pulmão sano, ou secundário à evolução de uma doença pulmonar. Vale ressaltar que um pneumotórax primitivo espontâneo é uma patologia da pessoa jovem, afetando mais voluntariamente pessoas longilíneas, grandes e magras.
os sintomas do pneumotórax são os seguintes:
em caso de pneumothorax, o médico procede em um primeiro momento a um exame físico do paciente ou leva á auscultação dos pulmões e pode encontrar uma assimetria. Uma radiografia dos pulmões permitirá confirmar o diagnóstico suspeitado pela clínica colocando em evidência um linha objetivando um descolamento do pulmão.
existe tantos tratamentos quanto casos de pneumotórax, mas o objetivo principal é de esvaziar o ar contido na cavidade pleural. Quando a doença é de fraca intensidade, é suficiente ao paciente repousar para que o ar que infiltra as pleuras pulmonares seja evacuado. Um tratamento médico á base de analgésicos será também prescrito. Nos casos mais graves, um gesto de urgência é realizado: falamos de exsuflação onde uma agulha é introduzida na cavidade aérica. Uma outra técnica é a drenagem pleural utilizando um sistema aspirando o gás.
é impossível prevenir os pneumotórax. Enquanto isso é possível limitar os riscos de reincidência. Para isso, é imperativo parar de fumar e de realizar alguns tipos de atividades físicas como o mergulho submarino. Além disso, é necessário evitar tocar um instrumento de vento como o saxofone ou trompete. Por fim, a aviação e altitude podem também favorecer a reincidência da doença em função das mudanças importantes de pressão. Após o pneumotórax, uma técnica permite geralmente limitar o risco de reincidência: falamos de sinfase pleural onde diversos métodos são realizados.