Pneumotórax

Faça uma pergunta

Definição

o pneumotórax é um problema que afeta a cavidade pleural, cavidade virtual delimitada por duas finas membranas, as pleuras, que recobrem a caixa torácica e a parte externa dos pulmões. O pneumotórax é causado pela introdução de ar ou gás nesta cavidade, o que provoca um descolamento e enfraquecimento dos pulmões. Existem diferentes tipos de pneumotórax: o pneumotórax espontâneo quando o ar proveniente das vias aéreas do pulmão através de uma brecha, o pneumotórax traumático quando o ar vem do exterior através de uma efração externa como uma ferida, ou um gesto invasivo como uma punção (falamos neste caso de pneumotórax iatrogênio). O pneumotórax pode ser primitivo, ou seja, surgimento em um pulmão sano, ou secundário à evolução de uma doença pulmonar. Vale ressaltar que um pneumotórax primitivo espontâneo é uma patologia da pessoa jovem, afetando mais voluntariamente pessoas longilíneas, grandes e magras.

Manifestações

os sintomas do pneumotórax são os seguintes:
  • Uma dor torácica violenta e súbita, lateralizada, incomodando a respiração, principalmente a inspiração;
  • Uma frequente angústia ligada a esse incômodo doloroso;
  • Uma tosse seca;
  • Sinais de gravidade podem igualmente estar presentes como uma cianose de coloração azulada da pele ou das mucosas, uma taquicardia e respiração acelerada, e uma dificuldade de falar.

Diagnóstico

em caso de pneumothorax, o médico procede em um primeiro momento a um exame físico do paciente ou leva á auscultação dos pulmões e pode encontrar uma assimetria. Uma radiografia dos pulmões permitirá confirmar o diagnóstico suspeitado pela clínica colocando em evidência um linha objetivando um descolamento do pulmão.

Tratamento

existe tantos tratamentos quanto casos de pneumotórax, mas o objetivo principal é de esvaziar o ar contido na cavidade pleural. Quando a doença é de fraca intensidade, é suficiente ao paciente repousar para que o ar que infiltra as pleuras pulmonares seja evacuado. Um tratamento médico á base de analgésicos será também prescrito. Nos casos mais graves, um gesto de urgência é realizado: falamos de exsuflação onde uma agulha é introduzida na cavidade aérica. Uma outra técnica é a drenagem pleural utilizando um sistema aspirando o gás.

Prevenção

é impossível prevenir os pneumotórax. Enquanto isso é possível limitar os riscos de reincidência. Para isso, é imperativo parar de fumar e de realizar alguns tipos de atividades físicas como o mergulho submarino. Além disso, é necessário evitar tocar um instrumento de vento como o saxofone ou trompete. Por fim, a aviação e altitude podem também favorecer a reincidência da doença em função das mudanças importantes de pressão. Após o pneumotórax, uma técnica permite geralmente limitar o risco de reincidência: falamos de sinfase pleural onde diversos métodos são realizados.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Pneumotórax', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.